DEMO,Pedro.Educar
pela pesquisa.4.ed.São Paulo:Autores associados,2000.
Pedro
Demo, em seu livro intitulado "Educar pela pesquisa", traz novos conceitos de
educação, pesquisa e também desenvolve uma teoria sobre o questionamento
reconstrutivo, aluno sujeito e aluno objeto, entre outros,indicando meios de
romper com a educação tradicionalista.
Como
se sabe,um dos objetivos da educação é desenvolver o ouvir, o falar, o ler e o
escrever, ou seja, é formar a competência. O responsável pela educação dos alunos
é o professor e como Pedro Demo afirma, para o professor, não basta ser um
profissional da pesquisa, mas um profissional da educação pela pesquisa, que
torne a pesquisa uma constante na sala de aula, de modo que o aluno deixe de ser
objeto, aquele que não age,mas apenas ouve e recebe o conhecimento por osmose e
passe a ser sujeito, aquele que busca o conhecimento.
À
medida que o aluno se torna um sujeito ativo,ele passa a questionar o
conhecimento e a realidade para saber o porquê das coisas,além de adquirir a
independência crítica.Logo,este questionamento serve para renovar o
conhecimento. Daí denominado ‘’questionamento reconstrutivo’’. O questionamento
reconstrutivo é o cerne da pesquisa, que por sua vez é o cerne da
educação. Pesquisa é a emancipação do aluno à medida que ele questiona a realidade.
O
autor também compara educação e pesquisa,afirmando que ambas lutam contra a
ignorância. ’’A pesquisa busca o conhecimento e a educação busca a consciência
crítica. Ambas valorizam o questionamento. ’’A pesquisa se alimenta da dúvida,de
hipóteses alternativas e superação de paradigmas; ela persegue o conhecimento
novo.
A
crítica feita consiste no fato de que muitas pessoas veem o professor como
instrutor, e se for realmente só este o papel do professor,qualquer um pode ser
professor. Precisa-se de professores pesquisadores, não considerando aqui
pesquisa como a que é feita por mestres e doutores, mas como uma atividade
cotidiana e cujo papel na escola é transformar o aluno objeto m aluno
sujeito. Ele afirma que o aluno pesquisador deve ser como uma criança que a tudo
questiona.Mas o ‘’problema’’ com que ele se depara é a escola,que preza pela
disciplina.
Sobre
o sujeito crítico, diz-se que ele questiona até na vida:há o telespectador
crítico,a mãe crítica, que sabe ler o choro do bebê, o homem que usa a tristeza
para crescer,etc. Mas não basta só pensar. É preciso produzir,pois competência é
inovar,é questionar; é reconstruir o conhecimento todos os dias. Marcos Bagno em
seu livro pesquisa na escola, oferece dicas e alternativas de como trabalhar
gramática na escola através da pesquisa, tornando a disciplina mais
interessante.
Já
foi dito que educação forma a competência e busca a consciência crítica.Mas de
que maneira isso deve ocorrer? Através da orientação dos trabalhos em conjunto
pelo professor. Quanto às propostas do autor, ele diz que o professor deve
repensar o trabalho em equipe para que um componente não fique com todo o peso
nas costas e os demais e os demais não fiquem ociosos;ao invés de carteiras, que
houvesse mesas redondas; ao invés de silêncio, barulho de questionamentos; incentivar
o aluno a procurar livros, textos, fontes; evitar dar tudo pronto, mas pra isso, a
escola deve possuir biblioteca, laboratórios...
O
professor que apenas enche a cabeça dos alunos de coisas reforça a sua condição
de objeto. Ele deve aproveitar o que o aluno traz de fora, pois não é possível
criar conhecimento novo, mas o reconstruimos a partir do que já existe. O aluno
precisa ser motivado a avançar na autonomia da expressão própria. Portanto, no
conceito de pesquisa,é mister haver a relação teoria/prática. O aluno
pesquisador é motivado a buscar, ler, querer saber mais, duvidar, deixar para traz
a condição de objeto. Ele passa de informado a informante.
Agora
o que fazer para motivar o aluno a desenvolver seu questionamento
reconstrutivo? Concorda-se com a solução proposta por Pedro Demo, quando ele
enfatiza a importância de motivações lúdicas e o hábito da leitura,o apoio
familiar e o uso intensivo do tempo escolar. Mas o professor só pode cultivar
esses hábitos nos alunos se ele tiver esses hábitos e para isso, o professor
precisa se expressar de maneira fundamentada,exercitar o conhecimento sempre,a
formulação própria, cotidianizar a pesquisa, além de refazer o material
didático,inovar a prática didática,construir textos científicos e recuperar
constantemente a competência.
Quanto
à forma de avaliação, preconiza-se o acompanhamento dos alunos, o interesse pela
pesquisa, as elaborações próprias e a participação ativa. O aluno deve saber que
ele é avaliado todos os dias.Todas essas considerações acerca de educar pela
pesquisa é com o fim de combater o fracasso escolar,cuja culpa é , em parte,do
sistema e em parte do alfabetizador que dá aula copiada. A formação da
competência do aluno tem a ver com a competência do professor e exatamente por
ainda hoje se ter a visão de que dar aula é fácil é que não se tem investido na
condição profissional do professor., e às vezes o próprio professor não vê a
necessidade de se recapacitar .
Não
há pesquisa somente na escola, mas também e principalmente na Universidade. Há
uma grande expectativa ao se entrar na universidade acerca do que é pesquisa e
muitos jovens acabam se decepcionando ao sair da universidade,pois percebem que
educação superior é um entupimento teórico - sistemático e o tempo letivo se
resume a aula copiada e prova. ’’Mesmo nas públicas ainda há professores que só
se preocupam em dar aula e ensinar a copiar ainda que nessa faz cresça a
pressão sobre a necessidade da pesquisa. ’’Acaba se formando uma elite acadêmica
de professores pesquisadores que se acham especiais. Assim a universidade joga
fora a chance de postar-se no centro do desenvolvimento humano.
Somente uma população competente, munida da
capacidade de questionamento reconstrutivo sólido seria capaz de contrapor-se
ao processo excludente. Quem faz greves? uma população conhecedora de seus
direitos ou uma ignorante?É preciso prezar pela cidadania acadêmica para mudar
a história. A pesquisa é a razão de ser da universidade e a base da
transformação do mero ensino em educação.
Na
universidade,assim como na educação básica,deve haver a recuperação permanente
da competência,do fazer para o saber fazer e sempre refazer. É preciso inovar e
renovar sempre pois vivemos na era da informação e hoje em dia a graduação não
é o bastante devido ao envelhecimento rápido de qualquer profissionalização e
importa mais qualidade do que quantidade de informação. Por isso a importância
de atualizar-se permanentemente.
Pedro
Demo alerta que na universidade há aula copiada.De acordo com Werneck: ’’O
professor finge que ensina e o aluno finge que aprende;preocupado,toma
nota,reproduz na prova. ’’Professor que reprova a maioria dos alunos está
reprovado. Professor bom é aquele que faz pessoas comuns gostarem de
matemática.’’Se na escola o professor não precisa ser um profissional da
pesquisa,já que é um profissional da educação pela pesquisa,na universidade
pesquisa é profissão. Deve-se desde o início incentivar a pesquisa na
universidade pra que o aluno produza sempre e para que a monografia não o pegue
desprevenido.Na maioria das vezes, a monografia é a primeira vez que o aluno
produz algo. Não é à toa que muitos fazem monografia de encomenda.
A
banalização começa com a própria banalização da profissão:qualquer um que dê
aula ou coisa parecida é professor. Portanto, se educação é um processo de
formação da competência humana,educar pela pesquisa é trabalhar a competência
emancipatória e a competência se alimenta do questionamento
reconstrutivo. Logo,cada aluno,em nome da emancipação,precisa tomar iniciativa e
tapar seus buracos por si mesmo. Não faz sentido que aprenda somente o que
consta nos cursos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DEMO,Pedro.Educar
pela pesquisa.4.ed.São Paulo:Autores associados,2000.
BAGNO,Marcos.Pesquisa na Escola: o que é,
como Se Faz.São Paulo:Edições
Loyola,2003.
Educação pela pesquisa é um sistema revolucionário. contudo não se pode esperar que um professor tradicionalista (bancaria) aplique a educação intensiva se ele nunca a viu funcionando. Urge que as instituições de ensino e sua gestão adote currículo intensivo e dê os devidos treinamentos e suporte técnico necessário.
ResponderExcluirObrigada pela contribuição!
ExcluirParabéns pelo resumo!!!
ResponderExcluirE desejo que você nunca pare de escrever...
Obrigado....
Muito obrigada!
Excluirparabéns, estou desenvolvendo um trabalho sobre esse livro. Vc me ajudou muito.Obrigada....nunca pare de escrever.
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirNossa que legal, adorei seu resumo foi de grande valia para minha melhor compreensão, no olhar de outa pessoa sempre é mais interessante...
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirEsse livro foi citado em uma palestra no meu trabalho, fui pesquisar e vi seu resumo. Parabéns, gostei muito!
ResponderExcluirMuito obrigada =)
ExcluirMuito boa a sua critica mim ajudou muito em um trabalho da faculdade e no entendimento do livro.
ResponderExcluirQue bom que pude ajudar =)
ExcluirObrigada, ajudou muito! :)
ResponderExcluirPor nada =)
ExcluirMuito Bom! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada=)
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