sexta-feira, 26 de junho de 2009

UM OLHAR SÓCIO-HISTÓRICO-IDEOLÓGICO SOBRE ‘’A REVOLUÇÃO DOS BICHOS’’ DE GEORGE ORWEL


A revolução dos bichos, de George Orwell, é um livro aparentemente infantil, por ter uma linguagem bastante acessível, ter animais como personagens principais, ser de pequena espessura, etc. Entretanto, as entrelinhas desta história fazem analogia a um fato marcante ocorrido na Rússia no início do século XX, mas com dimensões mundiais: a Revolução Russa. O que nos permite fazer essa comparação com o real, essa relação interdiscursiva, é uma série de elementos presentes na obra, que serão analisados no decorrer deste trabalho.
Quanto ao enredo, a história se passa em uma granja no interior da Inglaterra, a Granja do Solar, que mais tarde passaria a ser a Granja dos Bichos. Major, o porco mais ilustre e respeitado da Granja convoca todos os animais para ouvir sobre um estranho sonho que tivera na noite anterior.
Antes, porém, de relatar o sonho, ele tece algumas considerações sobre a dura realidade em que vivem e sobre quão trabalhosa, miserável e curta são suas vidas. Segundo ele, retirando-se da cena o homem, a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho. Ele ensina a melodia ‘’ Bichos da Inglaterra’’, um hino de motivação à luta e a rebelião. Entretanto ele morre antes de ver alcançado seu sonho, o de ver todos os animais livres da repressão humana.
Três porcos, Garganta, Bola de Neve e Napoleão, fundam o Animalismo(uma espécie de modo de vida e de organização), a rebelião ocorre e Jones, o dono da granja é expulso. Os porcos, os únicos que sabem lê, e, portanto, considerados mais inteligentes, assumem a liderança. São determinados mandamentos a serem seguidos, a saber: ‘’Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo;o que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; nenhum animal usará roupas, dormirá em cama, beberá álcool, ou matará outro animal e todos os animais são iguais. ’’
Entretanto, desentendimentos políticos entre Napoleão e Bola de Neve, fazem com que este seja expulso da Granja. A partir daí, o que se vê é o desvirtuamento dos líderes e dos ideais da revolução. Napoleão, Garganta e os outros porcos passam a mora na casa de Jones, a fazer negócios com os donos de granjas vizinhas, enfim, a agirem como humanos.
Aos poucos também modificam os mandamentos criados antes da rebelião, que passam a ser: ‘’Nenhum animal dormirá em camas com lençóis, não beberá álcool em excesso, não matará outro animal sem motivo e todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros. ’’ O hino e a bandeira são banidos, ocorre repressão aos desobedientes, e no final, já não se consegue mais distinguir porcos de homens.
Fazendo uma análise discursiva do texto, percebe-se por trás da linguagem utilizada há uma ideologia presente. É utilizada uma linguagem metafórica no texto por ele ter sido escrito em uma época totalitarista. Os líderes totalitaristas da granja eram os porcos, o que seria como uma ofensa direta à burocracia russa e àqueles que lideraram a revolução russa e posteriormente desvirtuaram os ideais socialistas pré - revolução.
O Major representa Karl Marx, o primeiro intelectual a sistematizar o pensamento sociológico, que serviu de base para a revolução russa. Após sua morte, seu pensamento foi utilizado pelos líderes da revolução russa.. O Animalismo, portanto representa o socialismo criado por Marx. A bandeira com o chifre e a ferradura simboliza a bandeira com a foice e o martelo. A granja do Solar, o espaço onde ocorre toda a ação, é a União Soviética e o dono da granja, Sr. Jones, a quem os animais (o proletariado ou o povo) queriam derrubar, representa o Czar Nicolau II, que governou a Rússia até 1917. Os outros homens representam a burguesia, os detentores do dinheiro e, portanto, do poder. São a classe dominante, a que detinha a força de produção, a mão de obra proletariada.
A expulsão de Jones faz uma analogia à queda de Nicolau II e a ascensão de Napoleão e Bola de Neve ao poder simboliza a ascensão de Stálin e Trotsky ao governo Russo. A canção dos bichos representa a Internacional, uma das mais conhecidas canções socialistas do mundo e foi utilizada na revolução russa. Posteriormente foi modificada por Stálin, a exemplo do que fez Napoleão na obra.
Stálin defendia que o socialismo não deveria acontecer em outros países enquanto Trotsky acreditava que ele deveria ser levado ao mundo inteiro. Esse contraste das personalidades de Napoleão e Bola de Neve também é descrito na obra após a segunda derrota de Jones na batalha do estábulo.
Após subir ao poder, Napoleão conta com o poder de persuasão de Garganta, que atua também como um porta voz do governante. Ele faz o papel da mídia e da propaganda no regime totalitarista russo. Ele defende o governo, mascara a verdade e engana a massa alienada, na obra representada pelas ovelhas.
Além disso, Stálin contou durante seu governo, com um poderoso sistema e repressão aos seus inimigos, fato perceptível na obra quando Napoleão obriga inúmeros animais a confessarem ser espiões a serviço de Bola de Neve e os mata na frente de todos. Um exemplo da crueldade e ao mesmo tempo alienação é o momento em que Sansão é levado para o matadouro e os animais, alienados, convencidos por Garganta, pensam que ele está sendo levado ao hospital para ser medicado.
Tanto na ficção como na realidade, os líderes da revolução se desentendem quanto à implantação do socialismo no mundo. Assim, Bola de Neve (Trotsky) é expulso e posteriormente morte pela polícia política (KGB), representada pelos cachorros criados por Napoleão desde pequenos, na história de Orwell. Vê-se claramente mais uma ofensa direta pelo termo usado (cachorros).
Na obra os fazendeiros da região perceberam que os animais da granja do sloar trabalhavam mais e recebiam menos comida que quaisquer outros animais da região, e pensaram em fazer o mesmo com seus animais, parabenizando, inclusive os porcos pela baixa tolerância que tinham. Orwell faz aí uma crítica ferrenha às condições de miséria em que vivia a massa, o povo russo, enquanto os detentores do poder se apropriavam de sua mão de obra e de suas vidas.
No final percebe-se a traição aos ideais sociais, de modo que a vida e a condição do povo ( os animais) permanece miserável, enquanto os porcos e os homens sentados à mesa, já não se conseguiam distinguir uns dos outros, por já possuírem os mesmos vícios e terem se corrompido. No fim todos são iguais.

REFERÊNCIAS

ORWELL, George. A revolução dos bichos. São Paulo: companhia das letras.

Revolução Russa de 1917 - Wikipédia, a enciclopédia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Russa_de_1917#A_ascens.C3.A3o_de_Stalin

A Internacional - Wikipédia, a enciclopédia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Internacional

REVOLUÇÃO RUSSA (ESQUEMA) http://br.geocities.com/fld2001/revolucaorussa.htm

2 comentários: